O programa STARFISH é composto por 6 etapas (módulos) que transformam seus processos em rotinas lógicas e gerenciadas. Cada módulo pode ser contratado, avulsamente, por setores ou processos que precisem aumentar sua eficiência e/ou demonstrar conformidade com a NBR ISO 9001

MÓDULO 1

Mergulhando na cultura da qualidade empresarial

O que será desenvolvido: como Kick Off, a identidade da organização será moldada, promovendo comprometimento e foco no cliente, tudo alinhado com a ISO 9001:2015. Por meio de mentoria e treinamento, serão, não somente desenvolvidos ou revisitados os valores, a missão e a visão, mas também estruturados o escopo, política e objetivos de qualidade, reforçando tudo isso com documentação e uma mentalidade voltada para a gestão de riscos.

Esperamos que a organização obtenha uma estrutura inicial para criação de um sistema de gestão da qualidade alinhada com a identidade e propósito da direção, influenciando toda a organização.

A quem se destina: direção ou indicado e gestores ou líderes de processos.

MÓDULO 2

Excelência operacional de produção e serviços

O que será desenvolvido: trabalharemos a infraestrutura e recursos de monitoramento e medição. O ambiente para a operação de processos será implementado para as melhores práticas, abrangendo: produção e provisão de serviços, identificação e rastreabilidade, preservação, atividades pós-entrega, controle de mudanças, liberação de produtos e serviços e controle de saídas não conformes.

Esperamos que a operação de processos produtivos, ou serviços, esteja padronizada, de forma que a estrutura, os controles e o ambiente operacional estejam controlados, assegurando resultados conforme os requisitos definidos, atendendo às expectativas do cliente.

A quem se destina: operação do produto ou serviço (produção e atendimento) e atividades relacionadas, com o expedição, controle de qualidade, recebimento, engenharia, pcp, manutenção etc.

MÓDULO 3

Alianças estratégicas com parceiros, fornecedores e terceiros

O que será desenvolvido: alinhados com a ISO 9001:2015, criaremos métodos para monitorar e comprometer os fornecedores e prestadores de serviço (provedores externos) a fazerem suas entregas dentro de requisitos pré definidos.

Esperamos que que a empresa esteja preparada e com recursos para garantir o cuidado com bens de terceiros e provedores externos, ou seja, que os produtos e serviços providos externamente atendam aos requisitos da qualidade através do bom desempenho desses provedores e do cuidado com bens de terceiros.

A quem se destina: cadeia de fornecimento (Supply Chain), compras, logística, desenvolvimento de fornecedores, processamento de pedidos, estoque, logística etc.

MÓDULO 4

Entendendo e provendo soluções para o cliente

O que será desenvolvido: definiremos os critérios de comunicação com clientes, determinação e análise crítica de requisitos relacionados a produtos e serviços, além de um processo de projeto e desenvolvimento que assegure que as entregas atendam a esses requisitos.

Esperamos que os métodos de comunicação com o cliente e o nível de detalhamento do produto ou serviço estejam aprimorados para facilitar seu processamento e entrega.

A quem se destina: vendas, engenharia, desenvolvimento de produto, projetos e atividades relacionadas.

MÓDULO 5

Conectando processos, papéis e competências.

O que será desenvolvido: com essa solução, todos os processos desenvolvidos serão analisados e gerenciados, sistemicamente, permitindo identificar e definir conhecimentos organizacionais, responsabilidades, autoridades e competências necessárias para desempenhar os papéis pertinentes. Aqui as mudanças e as comunicações pertinentes para o sistema de gestão da qualidade serão realizadas de maneira planejada e sistemática.

Esperamos que as ferramentas desenvolvidas sejam aplicadas e demonstrem a interação entre processos do sistema de gestão da qualidade e o gerenciamento das responsabilidades, competências e conhecimento organizacional.

A quem se destina: RH e gestores ou líderes de processos

MÓDULO 6

Rumo à excelência, melhoria contínua e satisfação do cliente.

O que será desenvolvido: nesse momento criaremos indicadores personalizados de acordo com seus processos e demandas, práticos e de fácil compreensão para que os processos, objetivos da qualidade, resultados da operação e a satisfação do cliente possam ser medidos, bem como os resultados analisados, de maneira que sejam avaliados e melhorados com foco na alta eficiência e satisfação de clientes.

Esperamos que que as lideranças usufruam das ferramentas criadas com especificidade, personalidade e metodologias e, acima de tudo, de fácil compreensão. Tenham meios para identificar níveis de satisfação de clientes e desvios de resultados planejados, reduzindo perdas e desperdícios melhorando-os através dos objetivos, auditorias e indicadores.

A quem se destina: direção ou indicado e gestores ou líderes de processos.